Imagem capa - Dicas de Fotografia: Iluminação Natural por Tayane Lourenço
Dicas de Fotografia

Dicas de Fotografia: Iluminação Natural


Já ouviu dizer que a fotografia é poesia escrita com luz? Eu concordo plenamente com esse significado porque, além de gostar de fotografia, eu amo poesia e chego a me aventurar escrevendo nas legendas das fotos. Hehe


Bom, hoje trago aqui 3 dicas de iluminação e mais um BÔNUS para você tirar fotos MARAVILHOSAS nas suas viagens e no seu dia a dia. Vem comigo!


Para início de conversa, a luz cria a imagem. Sem luz, fotografar não seria possível. A luz pode variar entre mais clara e mais escura. Vou iniciar mostrando o significado de duas possíveis luzes:



1. Luz Dura


A luz dura nada mais é do que uma luz forte que formam sombras mais marcantes. Sabe aquela luz do Sol de 12:00? Pois então, ela é considerada uma luz dura por ter sombras mais acentuadas e, se você se fotografar de qualquer ângulo (a não ser de rosto virado para cima, em direção ao Sol, aí ilumina tudo, mas ainda assim, é uma luz dura), você vai perceber que terá mais contraste na foto entre a parte que está sendo iluminada e a parte que está na sombra.

Essa luz traz, em certas situações, uma dramaticidade para a fotografia, o que pode ser ótimo, dependendo do seu objetivo. 



Tá vendo como o contraste da foto aumenta? A luz do Sol que está batendo no meu lado esquerdo (olhando de frente) é uma luz bem forte, mais dura, menos suave. E a parte sombreada está bem escura, quase não dá para ver os detalhes do meu rosto. 



Mais pra frente, com o exemplo da luz suave, você vai notar melhor a diferença. Seguimos!



2. Luz Suave

 

Já a luz suave, aquela luz do amanhecer e do fim de tarde, traz uma iluminação mais uniforme, mais leve, com sombras menos marcantes, com contrastes mais suaves.

As nuvens, por exemplo, trazem essa suavidade para a luz, deixando ela mais difusa, mais "espalhada", digamos assim. Por isso que em dias nublados fica ótimo para fotografar.







Conseguiu perceber a diferença entre as luzes? Com a luz mais suave, os detalhes são mais perceptíveis, a foto fica com uma pegada mais leve.



3. Observe a direção da luz do Sol


É essencial observar de onde está vindo a luz do Sol e, para isso, precisamos ficar de olho na hora do dia.

Ao longo do dia, o Sol muda seu posicionamento e a intensidade da luz vai mudando junto. Isso está diretamente ligado à luz dura e à luz suave. A luz natural muda frequentemente de cor, direção e intensidade e tudo isso é muito importante para o resultado final da foto.

Então, aonde quer que você esteja, observe a posição do Sol, assim você consegue ter uma visão mais específica dos lugares que tem mais sombras e dos lugares que estão mais iluminados e fazer as fotos de acordo com o seu gosto. 







4. Dica BÔNUS 


Não se esqueçam de aproveitar  o pôr do Sol. É a luz que os fotógrafos chama de "Golden Hour" ou "Hora Dourada" porque dá um toque de suavidade, traz um tom dourado natural para a pele e traz um ar de serenidade.

As fotos ficam espetaculares, as cores ficam ainda mais bonitas. Se você gosta de fotos com destaque na silhueta, formando contornos, aproveita que essa é a hora! Levante os braços, pule, explore seus movimentos. Vai ficar show!




Espero que você tenha gostado das dicas e que eu tenha conseguido clarear sua mente e seus olhos em relação à iluminação natural rsrs 

Até a próxima! =)